Quem visita o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Rondônia, situado na Avenida Tiradentes, n° 3360, em Porto Velho, observa um monumento instalado do lado do Corpo da Guarda. Trata-se da homenagem permanente que a corporação presta ao PM Tombado, aquele policial que perde a vida no exercício da profissão para salvar a vida de outras pessoas.

A cada dia, em momento algum, a PMRO deixou de lembrar e homenagear os Policiais Militares que, no cumprimento do seu dever, perderam sua própria vida para salvar outras. Pois, todo cidadão que entra na Corporação, faz o compromisso de honra e afirma a aceitação consciente das obrigações e deveres militares, bem como manifesta a sua disposição de bem cumpri-los.

Embora as estatísticas em Rondônia sejam favoráveis, se comparada a outros Estados, não é de números que estamos falando. Estamos tratando de seres humanos. De Policiais Militares que tiveram suas vidas ceifadas durante uma missão, ainda que, quando entrou para Polícia Militar tivesse feito o compromisso que tem caráter solene, prestado na presença de tropa, tão logo o Policial Militar tenha adquirido o grau de instrução compatível com o perfeito entendimento de seus deveres, como integrante da Polícia Militar:

“Ao ingressar na Polícia Militar do Estado de Rondônia, prometo regular a minha conduta pelos preceitos da moral, cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado, e dedicar-me, inteiramente ao serviço policial-militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo como o risco da própria vida”.

O compromisso, como Oficial, tem os seguintes dizeres:

“Perante a Bandeira do Brasil e pela minha honra, prometo cumprir os deveres de Oficial da Polícia Militar do Estado de Rondônia, e dedicar-me inteiramente ao serviço policial-militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida”.

A homenagem, chamada PM Tombado, que homenageia os Policiais Militares mortos, durante o serviço ocorre todos os anos no dia 21 de abril, dia de Joaquim José da Silva Xavier, herói da independência. Com o toque da marcha fúnebre, honras militares, um minuto de silêncio, a execução do hino da corporação, a posição da coroa de flores ao monumento do PM Tombado e a tradicional salva de tiros, fazem parte da solenidade que é acompanhada pelas autoridades e pelos parentes dos policiais militares no Quartel do Comando Geral.

Aos Policiais Militares “tombados” a Polícia Militar de Rondônia, rende homenagens póstumas, com muita saudade.

CECOMS. Revista da Polícia Militar. Edição Especial 40 anos, n° 05. Texto de Valdir Alves, 2015.