Em 24 de outubro de 1997 pelo Decreto Estadual n° 8041/97 foi criada a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito, instalada em Porto Velho na Rua Benjamim Constant, n° 1147, no Bairro Olaria, no antigo quartel da Companhia de Polícia Feminina, que antes de ser desativada executava o Policiamento de Trânsito a partir de 1987 através do Pelotão de Trânsito Feminino.

A Companhia Independente de Policiamento de Trânsito, teve como principais atividades o policiamento preventivo e repressivo, ostensivo motorizado, bicicleta e à pé, blitz e policiamento escolar. Seu primeiro Comandante foi o então Cap PM Ollizes Sidney Rodrigues da Silva (CECOMS, 2005).

A Companhia Independente de Policiamento de Trânsito:

Surgiu da necessidade de um Órgão Especializado na matéria de trânsito, considerando o crescimento da cidade de Porto Velho e a demanda pelo Policiamento Ostensivo de trânsito, para a preservação da ordem pública e a garantia de um trânsito harmonioso. Após estudos do Comando do 1° Batalhão de Polícia Militar daquela época, concluiu-se pela necessidade de criação de uma Unidade Especializada voltada ao Policiamento Ostensivo de Trânsito que pudesse, além de especializar seu efetivo, aprimorar as técnicas primordiais para combater os principais problemas no trânsito de nossa Capital (CECOMS, 2011, p. 26).

O Decreto n° 22.952, de 28 de junho de 2018, criou e ativou, na Polícia Militar do Estado de Rondônia, o Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTran PM, com sede no município de Porto Velho, subordinado ao Comando de Policiamento Especializado

Referências:

CECOMS. Revista da Polícia Militar. Edição Especial 30 anos, n° 03. 2011.

CECOMS. Revista da Polícia Militar. Edição Especial 30 anos, n° 02. 2005.

Fonte Iconográfica:

Acervo da Polícia Militar do Estado de Rondônia.