Na criação da PMRO em 1975, o Posto de Guarda Territorial (PGT), em Vila de Rondônia (atual Ji-Paraná), era comandado pelo SGT José Gomes da Silva. O Destacamento da Guarda Territorial funcionava em uma parafita, onde foi instalada a Casa da Borracha. O presos resultados das ocorrências eram levados para uma cadeia improvisada. Posteriomente, foi estabelecido o Posto Vitória n° 04, no Centro de Ji-Paraná (CECOMS, 2011).

Em 12 de janeiro de 1977, o PGT passou a ser designado 3° Pel/2º Cia (embora tal designação já fosse utilizada anteriormente), tendo como seu primeiro Comandante o 3° SGT PM Paulo Marcelino de Castro. Em 09 de dezembro de 1977, é implantada em Ji-Paraná, a 2ª Cia da PMRO; e posteriormente, com a criação do 1° BPM, passou a ter a designação de 2ª Cia PM/1° BPM (CECOMS, 2005).


Ao falarmos desta Unidade, não poderíamos deixar de citar com alguns detalhes o Pelotão de Polícia Montada – Pel P Mont, que tanto orgulho já trouxe à nossa Corporação. Foi idealizado e introduzido nas atividades da Polícia Militar em 1981, pelo Governador Jorge Teixeira, tendo como Comandante-Geral, o Coronel Azambuja; no entanto, somente foi implantado em 30 de junho de 1982, no Comando do Coronel Lauro Magalhães, quando foi feita a aquisição de vinte cavalos. O Jornal O Guaporé, de 09 de setembro de 1982, destaca a primeira participação do “Pelotão de Cavalaria” no desfile de 07 de setembro. Foram designados vinte e um Policiais Militares sob o Comando do 2º Tenente PM José Jorge de Aguiar dos Santos, o qual foi responsável por sua implantação.
O Pel P Mont era orgânico da 2ª Cia PM, sediada em Ji-Paraná, mas pela dificuldade na formação específica da tropa e nos adestramentos dos animais, permaneceu em Porto Velho agregado à 1ª Cia PM e, a seguir, ao 1º BPM; nesse período, utilizou como dependências o Parque dos Tanques (atual Parque de Exposição), localizado na Av. Lauro Sodré, posteriormente, foi instalado nas dependências do quartel, onde hoje está o BPTran. Em 1984, o Pel P Mont foi transferido de fato para a sede da 2ª Cia PM em Ji-Paraná, passando a integrar os quadros do 2º BPM, quando da criação deste (GRAVI; ASCENÇO, 2012, p. 61-62).

Em 14 de dezembro de 1985, foi ativado o 2° BPM, criado através do Decreto n° 2667, de 10 de maio de 1985, o qual recebeu responsabilidade territorial sobre todo interior do Estado de Rondônia, como era de suas OPMs antecessoras; seu primeiro Comandante foi o Cap PM João Marcos de Araújo Braga, e sua primeira sede, em caráter provisório, era um prédio situado na Rua Soldado da Borracha, n° 154, setor 2, Bairro Urupá, próximo à Prefeitura, vindo mais tarde a ocupar o espaço físico atual (GRAVI; ASCENÇO, 2012).

Referências:

CECOMS. Revista da Polícia Militar. Edição Especial 36 anos, n° 03. 2011.

CECOMS. Revista da Polícia Militar. Edição Especial 30 anos, n° 02. 2005.

GRAVI, Carlos Alberto Vivian; ASCENÇO, Carlos Alberto Alves. Transição da Guarda Territorial de Rondônia para a Polícia Militar do Estado de Rondônia: 68 anos de proteção. Porto Velho, 2012.

Fonte Iconográfica:

Acervo da Polícia Militar do Estado de Rondônia.