No dia 25 de agosto é comemorado o “Dia do Soldado”. A escolha da data é em razão da homenagem ao aniversário de Luis Alves de Lima e Silva, que se tornou patrono do Exército brasileiro. Conhecido como Duque de Caxias, nasceu no dia 25 de agosto de 1803 e lutou em várias guerras e combates dentro do território nacional e no exterior.

Filho de uma família aristocrática portuguesa, seu pai era militar, dessa forma, desde pequeno teve educação voltada para a formação militar. Com apenas cinco (05) anos de idade foi cadete, um tipo de Oficial do Exército ainda em formação. Com quinze (15) anos ingressou na Academia Militar. Mais tarde, foi Oficial do Exército Imperial e recebeu o título de Barão de Caxias, em 1841. Em seguida, foi nomeado Conde, em 1845, e Marquês, em 1852 (CALENDARR, 2019).

Além de militar, Duque de Caxias foi político, sendo Senador do Império pelo Rio Grande do Sul. Durante o governo de Dom Pedro II, foi nomeado Comandante do Exército e eleito Ministro de Guerra por três vezes. Caxias participou da Guerra do Paraguai, Revolta da Balaiada, Revolta dos Farrapos entre outras. Por esse motivo, ficou conhecido como “o Pacificador”. Após a vitória do Brasil na Guerra contra o Paraguai, conquistou o eminente título de Duque, em 1869 (CALENDARR, 2019).

A Cabanagem, no Pará; a Balaiada, no Maranhão; as Revoltas Liberais, em São Paulo e Minas Gerais; a Revolução Farroupilha, nos Pampas; e a Guerra contra Oribe e Rosas foram momentos em que a grandeza de Caxias fez-se notória. Ao celebrar o Tratado do Ponche Verde, conclamou à união farrapos e imperiais, restabelecendo a paz e garantindo a integridade da nossa terra. Na Guerra da Tríplice Aliança, conflito armado de proporções continentais que ceifou a vida de muitos brasileiros e irmãos sul-americanos, Caxias liderou, coordenou, racionalizou e inovou, não por acaso, servidões tão conjugadas pelos nossos jovens Soldados da atualidade (PUJOL, 2019).

Referências:

https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-soldado/ <visitado em 25 de agosto de 2019 >.

https://www.eb.mil.br/web/noticias/alusivos-e-ordem-do-dia/-/asset_publisher/QKzf8DsobUm1/content/dia-do-soldado-25-de-agos-2 <General de Exército Edson Leal Pujol, Comandante do Exército> <visitado em 25 de agosto de 2019>.

Fonte Iconográfica:

“https://pt.wikipedia.org/visitado em 25 de agosto de 2019>.”

Acervo da Polícia Militar do Estado de Rondônia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *